A dermatologia dedica-se ao cuidado global da pele. Através de um olhar único e cuidadoso, é possível gerenciar cada etapa do envelhecimento humano com a realização de procedimentos não invasivos que oferecem resultados estéticos naturais. Com esse objetivo, utilizamos da mais alta tecnologia e de produtos altamente qualificados na elaboração de protocolos anti-aging.
Tratamentos estéticos
Envelhecer é natural, mas podemos tornar esse processo mais suave com a realização de procedimentos não invasivos dermatológicos, considerando sempre os riscos e benefícios que cada tratamento proporciona. Conheça os procedimentos da mais alta tecnologia na elaboração de protocolos anti-aging.
Conhecida como “Botox”, a Toxina Botulínica pode ser utilizada tanto para prevenir e suavizar rugas, como também para o tratamento da Hiperidrose (suor em excesso) e do Bruxismo.
Este procedimento pode ser realizado em diversas regiões, sendo mais comum na região da testa, dos olhos, pescoço e entre as sobrancelhas. O tratamento proporciona a suavização das marcas de expressão e permite uma melhor definição do contorno facial, tendo duração de 3 a 6 meses – a depender de cada caso.
Uma alternativa para aumentar a produção de colágeno no organismo é através da injeção de bioestimuladores na pele. Essas substâncias estimulam o organismo a produzir mais colágeno naturalmente, e o resultado disso é uma pele mais firme, hidratada e jovial.
Assim, os bioestimuladores são usados tanto em casos para prevenir a flacidez, como também para recuperar a firmeza perdida com o envelhecimento da pele, podendo ser aplicada nas bochechas, pescoço, têmporas, mandíbula e queixo.
O Skinbooster é um tratamento que estimula a hidratação profunda da pele sem dar volume e é feito através de injeções na derme – camada intermediária da pele. O objetivo dos Skinboosters é puxar as moléculas de água e mantê-las ao seu redor, nutrindo todas as camadas da pele – de dentro para fora. O resultado é uma pele sempre hidratada, sem marcas de expressão, cicatrizes ou rugas.
Essa hidratação injetável pode ser realizada em várias áreas do corpo, como na região dos olhos, lábios, pescoço, dorso e colo, e é indicada para pessoas que, em qualquer idade, desejam melhorar a elasticidade e suavidade da pele.
O preenchimento com ácido hialurônico é considerado um dos tratamentos estéticos mais eficazes para eliminar as olheiras profundas.
A aplicação injetável do ácido hialurônico nas olheiras, além de deixar a região mais hidratada, também proporciona mais volume na região, eliminando o aspecto de “olhos fundos” e amenizando o contorno escuro, tão aparente nesses casos.
O resultado pode ser visto logo após a aplicação e o efeito pode durar de 12 a 24 meses, em média, podendo variar de acordo com cada caso.
O preenchimento facial com ácido hialurônico é uma alternativa eficiente para o tratamento de rugas fundas, repondo o volume perdido, além de redefinir contornos faciais.
O procedimento é feito com o auxílio de finas agulhas dentro do consultório médico, sob anestesia local, e adaptado ao formato do rosto e necessidades de cada paciente, visando a recuperação da jovialidade de forma natural.
O efeito do preenchimento dura cerca de 12 a 18 meses, a depender da quantidade, região, concentração da substância e estilo de vida do paciente.
Indicado para quem deseja recuperar ou dar mais volume e contorno aos lábios, o preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento simples e minimamente invasivo, feito em consultório médico.
Com o auxílio de uma fina agulha, o profissional injeta o ácido hialurônico na área desejada, que pode ser tanto nos dois lábios, como também na parte interna, ao redor da boca ou apenas em um dos lábios – inferior ou superior.
Tratamentos cirúrgicos
A cirurgia dermatológica é uma área de atuação do médico dermatologista para resolver diversas lesões dermatológicas através de procedimentos cirúrgicos realizados no consultório médico. Geralmente, estes procedimentos são feitos sob anestesia local e não há necessidade de repouso e/ou de se ausentar de suas atividades diárias.
O câncer de pele corresponde a 27% dos casos de tumores malignos diagnosticados no país, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os sintomas abrangem o crescimento anormal das células que compõem a pele, ocasionando lesões que mudam de coloração e tamanho, além de sangrar com muita facilidade.
Dentre os principais fatores de risco, estão: exposição solar prolongada e repetida, histórico familiar, características da pele – quanto mais clara, maior a probabilidade – e a idade.
Se você apresenta algum dos sintomas, deve procurar um dermatologista imediatamente.
O diagnóstico é realizado através de um exame clínico dermatológico e, caso necessário, também solicita-se a biópsia.
A criocirurgia é uma técnica de tratamento para lesões na pele, que é feita através de um processo de “resfriamento”, sendo uma boa alternativa para pessoas que não podem ou não querem submeter-se a cirurgias mais invasivas.
A baixa temperatura é capaz de congelar as lesões cutâneas e destruir o tecido doente, de forma rápida, limpa e eficiente.
A criocirurgia é indicada para o tratamento de tumores benignos, pré-malignos ou malignos, ceratose seborreica, ceratose actínica, Doença de Bowen, hemangiomas, lesões cutâneas, manchas e para remoção de verrugas.
A eletrocoagulação ou eletrocirurgia é um procedimento médico indicado para o tratamento de lesões benignas ou malignas na pele, inclusive no rosto.
A eletrocoagulação costuma ser bastante usada para remoção de sinais e verrugas, e em casos de pequenas lesões, não há necessidade de anestesia. Para lesões mais volumosas, o procedimento pode incluir a curetagem ou shaving (corte feito rente à superfície da pele).
Existem diversos tipos de cicatrizes de acne e cada um deles exige um tratamento específico. Por isso, os tratamentos são mais complexos e podem abranger diferentes técnicas de tratamento, como peeling químicos, subcisão, microagulhamento profundo e lasers (Erbium, Co2 e Nd Yag).
A subcisão é uma pequena cirurgia realizada com agulha especial, que rompe as traves fibrosas da pele, proporcionando um efeito de uniformização subcutânea e é um dos tratamentos mais utilizados, nesses casos.
O ideal é que seja realizada uma avaliação dermatológica para definir o melhor protocolo de tratamento, a fim de promover um resultado mais eficaz e o mais natural possível.
Tratamentos Clínicos
Dermatologia Clínica e Preventiva é uma das especializações da área que atua diretamente no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, mucosas, cabelo e unhas.
Conhecida como “espinhas”, a acne é um processo inflamatório crônico na pele que pode acometer não apenas o rosto, mas também o colo e as costas, a depender do nível de inflamação.
O surgimento da acne costuma acontecer no período da adolescência e quando não é tratado de forma adequada pode permanecer durante a fase adulta, desencadeando manchas, cicatrizes, danos permanentes à pele e problemas de autoestima.
O tratamento inclui desde a orientação e acompanhamento para construir uma rotina de cuidados com a pele, à prescrição de medicamentos locais ou orais (como é o caso do uso de Roacutan) e procedimentos estéticos.
As estrias são cicatrizes claras ou avermelhadas, formadas devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas, quando há um estiramento importante no local.
O tratamento é simples, mas em muitos casos – especialmente quando a estria já está clara – é necessário tratamentos mais complexos para obter o resultado desejado.
O número de sessões e a direção do tratamento dependerá da avaliação dermatológica, podendo ser realizados: peelings químicos, lasers e microagulhamento robótico.
A queda de cabelo é um assunto que preocupa muita gente, afinal existem muitos fatores que podem desencadear um distúrbio no ciclo capilar e quebrar os fios, são estes:
Alopecia de tração, ocasionada em virtude de penteados que apertam o couro cabeludo;
Dermatite seborreica;
Anemia;
Período de amamentação;
Tratamento quimioterápico;
Doenças da tireóide;
Fatores genéticos.
No caso da calvície crônica, que não apresenta cura, será necessário realizar exames clínicos e laboratoriais para direcionar o tipo de tratamento adequado, seja através de medicamentos tópicos, aplicados na região, implantes, lasers, etc.
O melasma é uma condição crônica da pele que resulta no surgimento de manchas escuras, principalmente na face, colo e antebraços.
Os fatores desencadeadores são diversos, dentre os principais estão: tendência genética, alterações hormonais durante a gravidez ou devido ao uso de anticoncepcionais, exposição solar ou artificial frequente e prolongada, assim como a utilização de cosméticos que irritam a pele.
Por ser uma condição crônica, o melasma não tem cura, mas o tratamento ajuda a uniformizar a pele e promover mais qualidade de vida.
O tratamento consiste em recuperar a cor e qualidade da pele, através da indicação de ácidos clareadores, aliados à realização de procedimentos dermatológicos como o microagulhamento, lasers (Spectra, Dye-Laser) e drug delivery (técnica que estimula a absorção de nutrientes na pele).
A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração anormalmente excessiva e sem motivo aparente, ou seja, sem qualquer interferência externa como a alteração da temperatura ou prática de exercícios físicos.
O sintoma costuma ser manifestado nas extremidades corporais, como mãos, planta dos pés, axilas ou até mesmo de forma generalizada – em diversas regiões do corpo, ao mesmo tempo.
Embora essa seja uma condição fisiológica benigna, a hiperidrose pode comprometer a autoestima e qualidade de vida das pessoas.
Os principais tratamentos incluem a aplicação de medicamentos na região, injeção de toxina botulínica (conhecido como “botox”, a substância paralisa a ação da glândula sudorípara e reduz a produção do suor) e/ou procedimentos cirúrgicos, como é o caso da simpatectomia torácica.
A dermatite se manifesta na pele através de lesões, que podem surgir em qualquer fase da vida, causando sintomas como coceira, vermelhidão, descamação, bolhas e em alguns casos, ardência.
Trata-se de uma condição muito comum, principalmente em bebês (devido ao atrito causado pelo contato com a fralda) e não é contagiosa.
A origem da dermatite pode ser alérgica e/ou inflamatória aguda ou crônica, que caracterizam diversos tipos:
Dermatite alérgica;
Dermatite de contato;
Dermatite atópica;
Dermatite seborreica;
Dermatite herpetiforme;
Dermatite ocre.
O tratamento mais comum é o uso de corticoides, mas em casos crônicos, possivelmente serão requeridos exames diagnósticos (biópsia, exame de sangue, etc).
A psoríase é uma doença crônica, relativamente comum e não contagiosa. Os sintomas incluem a manifestação de lesões avermelhadas e acompanhadas de escamas esbranquiçadas na pele, que causam coceira.
As manchas podem aparecer por todo o corpo, sendo geralmente mais comuns em joelhos e cotovelos, e tendem a aparecer e desaparecer periodicamente.
Tabagismo, consumo de álcool, estresse emocional e hábitos de vida não saudáveis podem ser fatores desencadeadores do problema.
O tratamento nesses casos possui o objetivo de remover as escamas, podendo incluir a ingestão de medicações tópicas, fototerapia e lasers.
Tecnologias
Alta tecnologia e produtos qualificados na elaboração de protocolos anti-aging.
O ultraformer é a tecnologia mais avançada de ultrassom microfocado, capaz de fazer lifting no rosto e remodelar o corpo. O objetivo da utilização deste aparelho é melhorar a flacidez através da neocolagênese, que estimula a produção de colágeno no organismo, de forma preventiva e natural. Uma alternativa para quem deseja melhorar o contorno facial, diminuir a “papada”, bem como o acúmulo de gordura em outras regiões do corpo.
O estímulo realizado com o Ultraformer emite uma energia coagulativa, que proporciona uma leve contração desde a musculatura até a pele, provocando o efeito “lifting” e melhorando de forma significativa a textura e tônus do rosto.
Essa é uma tecnologia de alto padrão usada para remoção eficiente de pelos. Trata-se de um laser de diodo com comprimento de onda de 810nm, que promove uma fototermólise seletiva dos pelos pigmentados.
A tecnologia se destaca por ser uma alternativa de tratamento mais rápida e eficaz, além de infligir menos dor na pele.
A tecnologia avançada de Luz Intensa Pulsada (M22 e Etherea) permite a emissão de luz de forma controlada e promove o rejuvenescimento global da pele.
O uso é recomendado para o tratamento de rosácea, lesões vasculares calibrosas, marcas de envelhecimento no rosto, no colo e nas mãos, bem como para o clareamento de manchas solares, estrias e pigmentação dos vasos no rosto, pescoço e colo.
Trata-se de uma tecnologia de laser fracionado e ablativo, indicada para tratamentos mais intensos de rejuvenescimento – moderado a avançado. Os raios do laser, nesse caso, são capazes de penetrar micro colunas na pele, bem próximas umas das outras, eliminando as camadas superficiais e promovendo a renovação da pele.
A tecnologia de laser fracionado também pode ser associada ao Drug Delivery, que permite uma absorção mais efetiva, sendo essa uma ótima alternativa para potencializar os efeitos do laser.
Indicado também para clareamento de manchas, tratamento de cicatrizes, os raios de laser estimulam a produção de colágeno, amenizam a evidência das rugas e proporcionam mais firmeza e qualidade para a pele.
O laser CO2 é um laser ablativo, que provoca leves queimaduras na pele, com o intuito de estimular a cicatrização, o aumento da produção de colágeno e proporcionar a retração da pele.
Os efeitos do laser se concentram na parte mediana da pele – a derme. De modo geral, essa é uma tecnologia que remove camadas inteiras da pele e, por isso, sua recuperação é delicada – dura entre 3 a 5 dias.
O procedimento é realizado em consultório sob anestesia local e é usado para remoção de cicatrizes (acne e estrias) e para revitalizar a pele.
O Eletroderme, ou a radiofrequência microagulhada, como o nome já sugere, consiste em uma tecnologia de aplicação de microagulhas banhadas a ouro que estimulam a produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina na pele.
É recomendado para o tratamento de cicatrizes (acne, cirúrgicas), estrias brancas, fotoenvelhecimento (provocado pelo sol) leve a moderado, linhas finas e flacidez leve.
O laser ND:Yag (Spectra) abrange uma tecnologia com ótimos resultados e é popularmente conhecido pelo seu uso em remoção de tatuagens e dermopigmentação cosméticas (como é o caso da micropigmentação de sobrancelhas).
Mas, além dessas finalidades, esse tipo de laser também é indicado para controlar manchas no rosto, como melasma e olheiras, em todos os tipos e tons de pele.
Os raios de laser atuam para identificar os pigmentos e agir diretamente sobre ele, preservando o tecido saudável. Portanto, trata-se de um procedimento seguro, com dor moderada e com boa recuperação na maioria dos pacientes.
Indicado para o tratamento de alterações vasculares na pele, como é o caso das manchas de nascença, telangectasias (vasos no nariz), cicatrizes, estrias avermelhadas, rosácea, queimaduras pós-operatórias e hemangiomas, o Laser Dye-laser (VBeam) é uma tecnologia de alto padrão que permite um tratamento mais eficaz.
Os raios de laser provocam uma sensação de queimação no local durante algumas horas após a aplicação, que pode ser aliviada com compressas frias.
Dra. Silvia Cristina de Castro Oliveira
CRM 38.236. RQE 14.079
Especialista em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiatria.
- Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de MG.
- Residência pelo MEC em Clínica Médica pelo Hospital Governador Israel Pinheiro - IPSEMG
- Residência pelo MEC em Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de BH.
- International Fellow em Dermatologia e Laser na Cleveland Clinic- Ohio - EUA.
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
- Membro Titular da Academia Americana de Dermatologia.
- Sócia da Lumina Laser em Belo Horizonte.
(31) 9 8447-4013
(31) 2512-0956
contato@almereclinica.com.br
Estacionamento Av. Barbacena, 600 Portaria Rua dos Aimorés, 3140. CEP: 30.190-130